Se você deseja obter financiamento externo, um plano de negócios é uma necessidade. Mas, mesmo que você mesmo vá financiar o empreendimento, um plano de negócios o ajudará a descobrir quanto dinheiro você precisará para começar, o que será necessário para tornar seu negócio lucrativo, o que precisa ser feito, quando e onde você está indo.

Um roteiro para o seu negócio

Em termos mais simples, um plano de negócios é um roteiro – algo que você usará para ajudá-lo a mapear seu progresso e que delineará as coisas que você precisa fazer para atingir seus objetivos . 

Em vez de pensar em um plano de negócios como um documento robusto que você usará apenas uma vez (talvez para obter um empréstimo de um banco), pense nele como uma ferramenta para gerenciar como sua empresa cresce e atinge seus objetivos.

Embora você possa usar seu plano de negócios como parte de seu argumento de venda para investidores e bancos e para atrair potenciais parceiros e membros da diretoria, você o usará principalmente para definir sua estratégia, táticas e atividades específicas para execução, incluindo marcos importantes, prazos, e orçamentos e fluxo de caixa.

Você tem uma vantagem inicial com seu Plano Enxuto

É o seguinte: seu plano de negócios não precisa ser um documento formal se você não precisar apresentá-lo a estranhos. Em vez disso, seu plano pode seguir um processo de Planejamento Enxuto que envolve a criação de um argumento de venda , previsão de seus principais números de negócios, delineando marcos importantes que você espera alcançar e verificações regulares de progresso onde você analisa e revisa seu plano.

Se você não estiver apresentando aos investidores, não pense nisso como uma apresentação formal do argumento de venda, mas sim uma visão geral de alto nível de quem você é, o problema que está resolvendo, sua solução para o problema, seu mercado-alvo e as táticas principais que você usará para atingir seus objetivos.

Com sorte, você já começou a desenvolver seu Plano Enxuto neste ponto, à medida que explorava sua ideia de negócio. Se não, agora é a hora de começar. Porque, mesmo se você achar que não precisa de um plano de negócios formal, você deve passar pelo processo de planejamento de qualquer maneira. O processo ajudará a descobrir quaisquer buracos ou áreas que você não tenha pensado bem o suficiente. 

O que se passa em um plano de negócios formal?

Se precisar escrever um documento formal de plano de negócios, você deve seguir o esboço abaixo.

O plano de negócios padrão inclui nove partes:

  • O Resumo Executivo
  • Mercado alvo
  • Produtos e serviços
  • Plano de Marketing e Vendas
  • Marcos e métricas
  • Visão Geral da Empresa
  • Time de gerenciamento
  • Plano financeiro
  • Apêndice

Se desejar obter informações detalhadas sobre como redigir um plano de negócios para apresentar a bancos ou financiadores, existem muitos recursos online, incluindo nosso próprio guia completo .

Você também encontrará centenas de planos de amostra para indústrias específicas neste mesmo site. Use-os em seu lazer, mas esteja preparado para adaptá-los para atender às suas necessidades específicas. Não existem duas empresas iguais!

Tipos de planos de negócios

Se você está simplesmente criando um plano de negócios para estimular uma discussão com potenciais parceiros e associados, pode considerar a opção de um “plano inicial”, também conhecido como plano de viabilidade. À medida que sua empresa cresce, você pode detalhar as seções conforme achar adequado.

Em contraste com o plano padrão e o plano de inicialização, é o plano de operações ou anual . Este tipo de plano é utilizado para fins internos e reflete principalmente as necessidades dos membros da empresa. Este tipo de plano não se destina a bancos e investidores externos. Você o usará para planejar o crescimento ou a expansão da sua empresa ou para definir as prioridades de toda a empresa.

Se o último for verdadeiro e você estiver usando o plano para direcionar sua estratégia interna, você está criando um plano estratégico , um tipo de plano que incluirá uma estratégia de alto nível, fundamentos táticos da estratégia, responsabilidades específicas, atividades, prazos e orçamentos e um plano financeiro.

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