
Depois de decidir sobre um negócio que se encaixa em seus objetivos e estilo de vida, é hora de avaliar sua ideia. Quem vai comprar seu produto ou serviço? Quem serão seus concorrentes? Este processo o ajudará a abordar sua oportunidade, proposta de valor, tamanho do mercado e seções de competição de seu Plano Enxuto de Negócios.
Existem várias maneiras de fazer a pesquisa de mercado, incluindo:
- Realizando pesquisas gerais no Google,
- Falando para pessoas que já trabalham em sua indústria-alvo
- Lendo livros de pessoas do seu setor
- Pesquisando pessoas chave
- Ler sites de notícias relevantes e revistas do setor
- Assistir a uma ou duas aulas (se possível).
“Quanto mais você souber sobre o seu setor, mais vantagens e proteção terá.”
– Tim Berry | Fundador da Palo Alto Software
Avalie o seu público-alvo
Não basta apenas apresentar o mercado atual. Você precisa saber que parte poderá reivindicar e se é realmente possível. Para determinar o quão atraente seu mercado potencial realmente é, sugerimos fazer uma análise de mercado .
Ele guiará sua pesquisa de mercado enquanto você pensa sobre:
- Com que urgência as pessoas precisam do que você está vendendo ou oferecendo agora?
- Qual é o tamanho do mercado? Já existem muitas pessoas pagando por produtos ou serviços semelhantes aos seus? Você descobriu quem é exatamente o seu mercado-alvo? Ser específico o ajudará a focar sua mensagem de marketing e investimento.
- É fácil (e quanto custará para você) adquirir um cliente? Se você estiver vendendo software corporativo, isso pode exigir um investimento significativamente maior do que uma cafeteria.
- Quanto dinheiro e esforço custará para entregar o valor que você gostaria de oferecer?
- Quanto tempo leva para chegar ao mercado? Um mês? Um ano? Três anos?
- De quanto investimento inicial você precisará antes de começar?
- O seu negócio continuará a ser relevante com o passar do tempo? Um negócio que conserta telas do iPhone X só permanecerá relevante enquanto o iPhone X persistir. Se o seu negócio é relevante apenas por um período específico de tempo, você também deve considerar seus planos futuros.
Pesquise a competição
Se quiser, você pode até mesmo dar um passo adiante e considerar as necessidades do consumidor que atualmente não estão sendo atendidas por empresas do setor. Este é um bom momento para dar uma olhada nos concorrentes em potencial.
E lembre-se, a presença de concorrentes muitas vezes é um bom sinal! Isso significa que o mercado para seu produto ou serviço já existe, então você sabe que tem clientes em potencial que estão dispostos a gastar dinheiro em seu produto ou serviço.
Enquanto você tem tempo, aprenda o máximo que puder sobre seus concorrentes, sobre o que eles fornecem aos clientes, como atraem a atenção e se seus clientes estão ou não satisfeitos.
Se você puder descobrir o que está faltando antes mesmo de começar, seu trabalho ficará muito mais fácil quando você finalmente abrir a loja.
Valide a sua ideia
Por último, é importante testar em campo sua ideia, serviços ou produtos. Ao realizar pesquisas, reserve um tempo para realmente falar com seus clientes em potencial.
Apresente-lhes o conceito que pretende lançar para avaliar o interesse, bem como confirme quais concorrentes eles já podem usar e o preço que estariam dispostos a pagar. Se você puder, pode valer a pena desenvolver um produto mínimo viável (MVP) para ajudar a mostrar o que você estará fornecendo.
Você nem mesmo precisa fazer esse processo pessoalmente. Em vez disso, você pode:
- Envie pesquisas
- Participe de fóruns e grupos do Facebook
- Executar anúncios
- Venda encomendas
O importante é estabelecer como é o sucesso. Saiba qual limite você precisa atingir e esteja disposto a dinamizar sua ideia ou público-alvo se não estiver dando o resultado esperado.
Visite nossa página inicial e veja todo nosso material: https://grupogedoor.com.br/